• Home
    Home This is where you can find all the blog posts throughout the site.
  • Categories
    Categories Displays a list of categories from this blog.
  • Tags
    Tags Displays a list of tags that has been used in the blog.
  • Bloggers
    Bloggers Search for your favorite blogger from this site.
  • Team Blogs
    Team Blogs Find your favorite team blogs here.
  • Archives
    Archives Contains a list of blog posts that were created previously.
  • Login
Subscribe to this list via RSS Blog posts tagged in inventou

Posted by on in notícias

O boné mais antigo de que se tem notícia é um que está em um museu na França, que tem aproximadamente 2.250 anos de existência. A propósito, a palavra boné tem origem na França, mesmo. As pessoas que viviam do ofício de tecer, em malha inventaram um protetor de pano chamado "bonnet"- palavra francesa que se pronuncia "bonê"., coberturas para cabeças, na época chamadas de casquetes de malha.
Diz a lenda que em 1800 um açougueiro inglês inventou o boné mais próximo do que conhecemos hoje, feito em gomos, com alça regulável na parte de trás e uma abertura. Essa inovação possibilitaria que se fabricassem bonés em escala industrial, e pessoas com tamanhos de cabeças diferentes poderiam usar o mesmo modelo, já que ele passou a ser regulável. Assim, por conta dessa revolução, tornou-se possível também aos cearenses a utilização de bonés, coisa que, com capacetes, ainda é meio complicado.
No final do século 19, especialmente com os atletas americanos de beisebol, tornou-se popular o modelo com copa justa e pala larga. Esse modelo, prático por proteger os olhos dos jogadores do sol e por se manter firme na cabeça mesmo enquanto eles corriam, caiu no gosto do povão ianque. Com o final da 2ª Grande Guerra, o modelo americano (como quase tudo que veio de lá desde então, de hotdog a Britney Spears) tomou conta do mundo, e passou a ser fabricado em diversos materiais: couro, veludo, vinil, PVC, e passou a ter cores vivas e ser utilizado como importante peça de divulgação de marcas. A tal ponto que hoje torna-se quase impossível imaginar um atleta sem um boné. Diz-se na comunidade científica, inclusive, que está em estudos a inclusão do boné como parte integrante do corpo de um piloto de Fórmula 1, que passaria a ser dividido em cabeça, tronco, membros e boné.

Tagged in: boné inventou
Hits: 12359
0

Contato

Fones: +55 (11) 5082.1738 | (11) 4901.0466 | (11) 4901.0467
Nextel (11) 7867-1279
Id 80*34828
E-mail: bonemax@bonemax.com.br
Endereço: Rua Ibiacema, 106 - Vila Floresta
Santo André - SP 09051-560

Distribuidor Oficial